Por que fazer uma dieta sem Glúten?

A dieta sem glúten virou moda! Muita gente tem deixado de comer essa proteína por motivos estéticos.

Fato é que o glúten, além de engordar, faz muito mal para a saúde.

Estou lendo livros e livros sobre os malefícios desta proteína. Um fato que temos que lembrar é que o glúten de hoje não é o mesmo do tempo de nossos avós e até mesmo de nossos pais. Naquela época, a demanda era bem menor e a proteína vinha muito menos processada. Realmente, o que destruiu o glúten foi a indústria, na necessidade de suprir todas as mesas do mundo.

Hoje, 1% da população sofre com a doença celíaca, que se caracteriza pela grande sensibilidade à essa proteína processada. Uma mínima porção pode provocar uma reação imunológica no intestino e resultar em danos à saúde.

Mas mesmo quem não apresenta esse problema possui alguma sensibilidade ao glúten. Sua ação é inflamatória e bastante alérgica em nosso organismo.

Faça o teste e deixe de consumi-lo durante uma semana. Você sentirá os reflexos na digestão, melhora no sono, humor, foco e memória, mais energia… enfim, a eliminação ou a redução certamente irá trazer somente benefícios.

Mas fiquem espertos! Vejo muita gente no supermercado comprando salgadinhos, bolachas recheadas e várias guloseimas só pelo aviso “sem glúten” na embalagem e acabam não lendo o resto dos ingredientes. Muitos produtos, feitos especialmente para celíacos, substituem a proteína do glúten por gordura saturada, açúcar e muito sódio. Muitos ainda contêm farinhas de alto índice glicêmico, como a de arroz branco e batata, o que certamente irá trazer picos de insulina para o sangue.

Em qualquer dieta que se for fazer o mais importante é comer “clean”. Preste muita atenção aos rótulos e ingredientes dos produtos que estão consumindo. Uma dieta limpa e sem glúten irá trazer muitos benefícios. Experimente por uma semana e veja como se sente!

Caso você não seja celíaco, não precisa ser radical. De vez em quando, um bom pão, massa, pizza ou cervejinha não irá fazer mal a ninguém. Dieta é equilíbrio e moderação. E ser saudável, eu acredito, é descobrir esse equilíbrio e aplicar ao dia a dia.


VK

comments

Postagens relacionados

Sainte Marie Gastronomia

O Sainte Marie foi uma das descobertas mais especias que tive nos últimos tempos. Ao chegar , fui surpreendida pelo local simples,...

Dieta de Verão: dia 7

A  minha super dica de hoje é a salada do chef do restaurante Ritz. Sempre que estou fazendo a dieta da...

Últimas receitas Veja mais

Hambúrguer de Quinoa

  Ingredientes: 60 g de quinoa 1/2 cebola picadinha 1 punhado e castanha do pará ou avelã triturados  1 punhado de...

Ir ao topo

Instagram Veja mais

Apoiadores

Doural Monama MR Baker Dog