Os alimentos que ajudam a desinflamar o organismo

Fonte: saudedica.com.br

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Hoje, muito se ouve sobre alimentação anti-inflamatória. A inflamação é uma resposta do nossos sistema imunológico a uma irritação ou lesão local que tem como sinais mais comuns o inchaço, vermelhidão e dor.

Pesquisas têm mostrado que alguns alimentos podem causar alteração no equilíbrio do metabolismo, aumentando a dor e a liberação de substâncias inflamatórias. É o caso do glúten e da lactose, que são hoje considerados grandes vilões, mas não são os únicos. Comida processada, carnes gordurosas, frituras e fast food também contribuem para aumentar o problema.

A boa notícia é que a comida certa pode fazer toda a diferença em nossa vida, evitar os problemas relacionados à inflamação e até ajudar a manter o peso sob controle. Quer saber quais são estes alimentos milagrosos que podem ser nossos grandes aliados contra a inflamação? Então confira:

Hortaliças – alho, alho-poro, azeitona, acelga, agrião, aipo, batata doce, batata yacon, brócolis, broto de alfafa, broto de feijão, cebola, cebolinha verde, cenoura, couve, couve-flor, couve chinesa, couve de bruxelas, cogumelo, espinafre, funcho, nabiça, pepino, pimentão verde, vermelho ou amarelo, rabanete, repolho, tomate, vagem.

Frutas – abacate, abacaxi, acerola, açaí, amora, cereja, coco, framboesa, goiaba, groselha, jabuticaba, kiwi, laranja, limão, lima, maçã, mamão, maracujá, mirtilo, morango, nectarina, pêra, pêssego, romã, ruibarbo, tangerina, uva.

Peixes e frutos do mar – anchova, atum, arenque, bacalhau, cavala, linguado, marisco, ostra, salmão, sardinha, truta.

Condimentos e especiarias – açafrão, alecrim, anis, basilicão, cacau, canela, cravo, coentro, cúrcuma, gengibre, hortelã, menta, orégano, pimenta, salsa, tomilho, vinagre de maçã.

Nozes e sementes – amêndoa, avelã, castanha do para, castanha de caju, girassol, gergelim, linhaça, noz, amendoim.

Óleos – azeite extravirgem, óleo de coco, óleo de palma.

Bebidas – camelia sinensis (chá verde, chá preto, chá branco, chá vermelho), chá de camomila, chá de erva-doce, chá de erva cidreira, chá de hortelã, chá de boldo, chá de carqueja, chá mate, água de coco.

Categorias: Lifestyle

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