Índice Glicêmico

Foi muito importante descobrir e entender os carboidratos por serem eles que nos dão energia e precisam ser incluídos  nossa alimentação diária .

Existem os bons os médios e os ruins Carbos, dependendo de seu índice glicêmico .

Os de alto índice glicêmico devem ser consumidos em ocasiões de farra , os de médio índice glicêmico moderadamente , e os de baixo índice glicêmico os  (bons carboidratos) devem ser incluídos em nossa rotina alimentar do dia a dia .

Para entendemos melhor sobre índice glicêmico aqui vai uma explicação bem técnica tirado do WIKIPÉDIA:

“O índice glicêmico, ou glicemia, (IG) é um fator que diferencia os carboidratos, e está relacionado com o nível de açúcar no sangue.

Sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Com base nesse fato, é possível classificá-los: quanto mais rápido o seu ingresso, maior será a libertação de insulina pelo pâncreas, pois o corpo tenta equilibrar os níveis de açúcar.

A escala, indicada em percentagens, baseia-se na ingestão do pão branco como comida padrão, assumindo-se IG igual a 100. Há também quem tome a glicose como valor de referência (100) por ser a substância com IG mais elevado.

Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo valor glicémico, e os que afetam muito, de alto valor glicémico.

A insulina é um hormônio que tem o poder de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos, onde, no fígado, se deposita na forma de glicogénio; estes depósitos, entretanto, têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos gordurosos e triglicerídios, que serão armazenados sob a forma de gordura. Caso o indivíduo continue ingerindo alimentos de alto IG, o seu organismo começa a adquirir resistência à insulina, uma vez que o seu corpo começa a produzir uma quantidade maior de insulina.”

Não devemos deixar de comer carboidratos , devemos tentar fazer escolhas saudáveis inteligentes para nosso corpo!

 

VK

Categorias: Segunda-Sexta

comments

Postagens relacionados

Uma troca inteligente

Meus filhos amam batata-doce! Aqui em casa preparo de diversas maneiras e o sucesso é sempre absoluto!

Dieta de Verão: dia 6

E lá vamos nós, seguindo firme e forte na nossa dietinha delícia. Chegamos em um momento que fome não é mais problema, e os...

Últimas receitas Veja mais

Hambúrguer de Quinoa

  Ingredientes: 60 g de quinoa 1/2 cebola picadinha 1 punhado e castanha do pará ou avelã triturados  1 punhado de...

Ir ao topo

Instagram Veja mais

Apoiadores

Doural Monama MR Baker Dog