Algumas dicas para incentivar a alimentação saudável entre as crianças

Aqui em casa eu sempre deixo frutas frescas cortadinhas para os pequenos  pegarem e se deliciarem. É um ótimo jeito de estimular alimentação saudável.

Aqui em casa eu sempre deixo frutas frescas cortadinhas para os pequenos pegarem e se deliciarem. É um ótimo jeito de estimular alimentação saudável.

Nem sempre é fácil fazer as crianças se alimentarem de forma saudável. Com tantos doces e tentações gordurosas à disposição, é preciso um pouco de criatividade e esforço para criar um cardápio saudável e saboroso, que agrade os pequenos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de especialistas para ajudar nessa difícil tarefa.

Crie uma rotina
É importante definir horários para as refeições e tornar estes momentos especiais. Afinal, é uma oportunidade para reunir a família e conversar sobre o dia de cada um.

Dê o exemplo
As crianças se sentem mais estimuladas quando veem seus pais comendo determinado alimento e elogiando. Eu sei muito bem como é importante dar o exemplo para nossos filhos. Aqui em casa a alimentação saudável se tornou um hábito natural até mesmo entre meus pequenos por conta disso, por eu ser uma total adepta deste estilo de alimentação.

Peça para experimentar
Muitas vezes as crianças fazem cara feia para determinada comida que nunca comeram. O segredo é não “forçar” ou gerar estresse na hora de incluir novos alimentos no cardápio. Apenas peça que experimentem o prato, sem pressão.

Escolha um novo alimento semelhante
Se seu filho gosta de pepino, experimente finas fatias de pimentão verde. Assim fica mais fácil a adaptação se o novo alimento for parecido a algo que ele já goste.

Esqueça a recompensa
Nada dessa história de “se comer a salada, ganha sobremesa”. Esse tipo de “troca” acaba associando os alimentos saudáveis como algo negativo que precisa ser recompensado.

Estimule a participação
Leve seus filhos ao supermercado ou convide-os para ajudar a preparar a refeição. Esse contato pode ajudar na familiarização com os ingredientes e pratos

Categorias: Lifestyle

comments

Postagens relacionados

Projeto Verão: 15 dias de dieta

A partir de amanhã, vou compartilhar com vocês dicas de alimentos e refeições para darmos aquela boa secada antes do verão...

Uma troca inteligente

Meus filhos amam batata-doce! Aqui em casa preparo de diversas maneiras e o sucesso é sempre absoluto!

Últimas receitas Veja mais

Hambúrguer de Quinoa

  Ingredientes: 60 g de quinoa 1/2 cebola picadinha 1 punhado e castanha do pará ou avelã triturados  1 punhado de...

Ir ao topo

Instagram Veja mais

Apoiadores

Doural Monama MR Baker Dog